terça-feira, 13 de outubro de 2009

A origem do artista

Dino, uma charge para todos os Santos (A origem do artista)

Nascido em Santos no dia 24 de maio de 1920 Accindino Souza Andrade era filho do artista Francisco Xavier de Paiva Andrade, que também trabalhou com charges e caricaturas. Dino desde a cedo demonstrou aptidão para o desenho, tentando imitar o trabalho do pai.
Seu pai o proibira de estudar Belas Artes em São Paulo com medo que o filho seguisse seus passos, pois segundo Francisco: “de humor ninguém vive”.
Ele obrigou-o a cursar Agronomia em Piracicaba, na Escola de Agronomia Luiz Queiroz. Na faculdade a especialidade de Accindino era entologia onde se dedicava a desenhar os insetos, conseguindo desta maneira manter-se próximo à arte.
Após a faculdade o artista voltou a Santos e foi trabalhar como engenheiro agrônomo para o governo do Estado de São Paulo, mas não se afastou da charge.
Em 1937 fez seu primeiro desenho para o jornal Diário de Santos. No mesmo ano começou a trabalhar para A Tribuna, jornal que colaborou por 55 anos.
Além dos trabalhos para o jornal A Tribuna, Dino participou de exposições e fez a caricaturas de diversas pessoas de destaque na história da cidade. A maioria dos prefeitos e vereadores da cidade foram caricaturados por Dino, assim como diversos atletas.
Seus quadros e caricaturas estão de posse dos caricaturados ou acervos particulares, adquiridos através de leilões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário